O som dos sinos

Oi gente! Vamos falar um pouco de um evento que tivemos na escola que buscava nos inspirar e esclarecer algumas questões quanto à produção do nosso próprio mini-doc.

O documentário “O Som dos Sinos” abrange uma temática interessante para a cultura brasileira, pois ele trata do som literal dos sinos de Minas Gerais que foi, em 2009, considerado patrimônio imaterial do Brasil. Estes sinos foram instalados durante o  período colonial e, até hoje, apresentam uma enorme influência na população mineira.

A filmagem não busca retratar os fatos históricos dos sinos, mas sim o modo como eles influenciam e fazem parte da vida da população de tais cidades, utilizando para isso uma linguagem mais poética do que literal. Em nossa discussão com as produtoras, tornou-se claro que houve diversas dificuldades especificamente com a filmagem e com a captação de som, dado que a equipe era pequena e os espaços não eram muito favoráveis. A partir disso, recebemos de primeira mão dicas para fazer o melhor dessas situações, afinal,  elas são/serão enormemente presentes na produção de nosso mini documentário, considerando que não temos um estúdio ou equipamento profissional para realizar tal produção.

Essas dificuldades também refletiram bastante na linguagem poética escolhida, pois para fazer isso foi necessário uma análise minuciosa das imagens para combinar com as falas.

Por fim, com a discussão, pudemos refletir a respeito do trabalho por trás da montagem do documentário. Segundo as produtoras, havia mais de oitenta horas de imagens captadas para um filme de menos de duas horas. Nesse sentido, o documentário também é resultado daquilo que não foi mostrado.

-grupo

Veja abaixo o trailer do documentário:

 

Deixe um comentário